top of page

A Chapada Diamantina reúne variados atrativos naturais e culturais, localizada no coração do Estado da Bahia. É roteiro certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura.  A vegetação é exuberante, composta por espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas que dividem a paisagem com Imensos paredões, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completando o cenário de rara beleza da Chapada Diamantina.

 

O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) foi criado em 1985 para a preservação das belezas cênicas do local. A área foi inicialmente habitada por indígenas Maracás. A ocupação humana remonta ao período do auge da exploração de jazidas e minérios, no início do século 18, quando foi encontrado ouro próximo ao Rio de Contas pequeno.  A exploração do ouro perdurou por quase um século. Com o declínio da extração de ouro, iniciou-se um novo ciclo com a exploração de diamantes que durou quase 30 anos. A região passou a ser chamada de Chapada Diamantina em alusão à abundância do mineral e à sua formação geológica. Ainda no século 20, entre 1980 e 1996, a economia da região foi reaquecida com a extração mecanizada de diamante, tendo esta atividade sido proibida em seguida com a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

 

O Território do Parque  Nacional da Chapada Diamantina - BA abrange uma área de 152.141,87 hectares localiza-se na parte central do estado da Bahia a 425 km de Salvador e a 1.135 km do Distrito Federal. Composto por 25 municípios sendo: Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Ibitiara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.

Chapada Diamantina

Cidades da Chapada

   Abaíra
Abaíra

Foi nomeada "cidade da cachaça", por ser uma grande produtora da aguardente, a cada dois anos acontece o Festival da Cachaça, que atrai inúmeras pessoas de todo país é o que faz com que a cidade se torne a cada ano mais conhecida. Os atrativos naturais espalham-se entre vales e montanhas, com destaque para a cachoeira e o Canyon do Canta Galo, a cachoeiras da Luzia, da Mixilânia, da Samambaia, os Morros da Boa Vista e do Elefante, a Praia de Jatobá, o Rio Água Suja, as serras da Guarda Mor, da Mutuca, do Ouro Fino, da Tromba e o Vale da Estiva. O Pico do Barbado, ponto culminante do Nordeste com 2033 m de altitude desafio de escaladores e trekkers localiza no distrito de Catolés. Na zona rural os alambiques compõem os atrativos culturais, apresentando a produção tradicional e artesanal da cachaça e outros derivados da cana-de-açúcar. 

Símbolo da cidade

Símbolo da cidade

Praça de Abaíra

Praça de Abaíra

Cachaça de Abaíra

Cachaça de Abaíra

Barril de cachaça

Barril de cachaça

Festival da Cachaça Abaíra 2011

Festival da Cachaça Abaíra 2011

A arte em Abaíra Moedor de Cana

A arte em Abaíra Moedor de Cana

Praça de Abaíra - Bahia - Brasil

Praça de Abaíra - Bahia - Brasil

Igreja Matriz em 2008

Igreja Matriz em 2008

Cachoeira Antônio João-Valber Abaira

Cachoeira Antônio João-Valber Abaira

Cachoeira do Ladrão III- Curralinho

Cachoeira do Ladrão III- Curralinho

   Andaraí
Andaraí

Andaraí significa "Rio dos Morcegos" na língua dos índios Cariris, primeiros habitantes da região. Fundada em 1845, pelo Capitão Joaquim de Figueiredo, e logo se tornou um dos locais preferidos pelos garimpeiros durante a corrida em busca de diamante e ouro. A cidade se destaca também  pelos seus belos atrativos naturais, o visitante pode se aventurar nas trilhas do Vale do Paty, entre os caminhos verdejantes que domina a planície há cachoeira e poços fantásticos como a cachoeira Ramalho, cachoeirão, três barras, poço donana, e poço d'Água, famosa lagoa Encantada, a belíssima corredeira do Rio garapa e a gruta da paixão.

Flor de suspiro

Flor de suspiro

Monumento Garimpeiros - Andaraí

Monumento Garimpeiros - Andaraí

Monumento da cidade - Andaraí

Monumento da cidade - Andaraí

Monumento da cidade - Andaraí

Monumento da cidade - Andaraí

Centro da cidade

Centro da cidade

Casarões históricos

Casarões históricos

Pantanal Marimbus Andaraí

Pantanal Marimbus Andaraí

Cachoeira do Ramalho

Cachoeira do Ramalho

   Barra da Estiva
Barra da Estiva

Possui atrativos importantes como a Cachoeira Grande do Pedrão, rio da Barragem, rio do Escorrega, rio do Ponto Velho, Rio de Triunfo, Cachoeira do Bom Jardim, Cachoeira do Camulengo e cachoeira da placa, tendo também em seu território a nascente do rio Paraguaçu que tem grande importância para a população baiana, abastecendo mais de 3 mil pessoas incluído a capital do estado. Entre sua cachoeiras e belos rios encontra as belas montanhas como o Morro do Ouro e o  Morro Santa Bárbara o qual pode se subir de carro. 

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Praça da Igreja Matriz

Praça da Igreja Matriz

Vista da cidade

Vista da cidade

Flores

Flores

11122014-Flordachapada01.jpg

11122014-Flordachapada01.jpg

   Boninal
Boninal

 Uma cidade belíssima, tem seu nome estabelecido em função de uma planta nativa produz uma flor de nome bonina. a cidade e conhecida na região pelo seu São João, que atrai multidões. Quem visitar Boninal nessa época, poderá também assistir a famosa "Corrida de Jegue", promovida por uma família local.Outras opções turísticas são a cachoeira da Cutia, do marimbondo e Cachoeira dos Índios que alem do seu poço, o visitante pode apreciar o painel natural de  pinturas rupestres do local.

 

 

   Bonito
Bonito

Os rios Bonito, das Lages, Soltinha e Tijuco proporcionam banhos refrescantes e boas pescarias. Entre as principais grutas, estão a da Boa Esperança, Gruta Cristal, Cova do Monge e a famosa gruta Caldeirão da Chapada, onde estudos arqueológicos encontraram vestígios da existência de animais como o tigre dente de sabre, o tatu gigante e a preguiça gigante.  Suas belezas naturais e ecológicas, sua fauna e flora deslumbram os visitantes pelo contato direto com a natureza.  

 

 

Ibicoara
   Ibicoara

Ibicoara vem se destacando com as melhores cachoeira da Chapada Diamantina. Os seus principais atrativos ficam localizados no Parque Municipal do Espalhado, uma unidade de conservação com uma área de 611 hectares, a 30 km da sede do município. As principais são a Cachoeira do Buracão uma das mais impressionantes com 85m de queda e um kanyon sinuoso que é um colírio para os nossos olhos; a Cachoeira da Fumacinha com cerca de 290m de altura e 7km de kanyon. Aqui também está o Cachoeira do Licuri com quase 100m de altura, Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira do Rio Preto com mais de 60m de altura. A cidade também vem sendo desejada pelos seus adeptos de esportes de aventura como o rapel,  a escalada e o trekking. A cordilheira do Sincorá que contorna o município é uma das grandes belezas da região onde podemos observar a Serra da Águia de qualquer ponto alto da cidade. Aqui a vegetação nativa floresce quase o ano inteiro de forma exuberante. 

Ibitiara
   Ibitiara

Local que outrora foi dominado pelas tribos dos índios Cariaçãs, Maracás e Paiaiás. Muitos são os atrativos turísticos de Ibitiara são eles o sítio do saco, por exemplo onde uma infinidade de animais silvestres inclusive o macaco barbado, em meio a caatinga surge uma ária de dunas de areia sem quaisquer vegetação. 

 

   Iramaia
Iramaia

Faz parte do território de identidade Vale do Jequiriça Embora a população iramaiense identifica-se com a Chapada Diamantina. Há mais proximidade de Iramaia com a Chapada tanto nas características físicas quanto nas relações municipais, sendo elas turísticas e comerciais; tendo seus principais atrativos a Cachoeira das andorinhas, a cachoeira da Raposa, a cachoeira das bromélias, também encontra-se um acervo grandioso de pinturas rupestres, as ruínas da estrada real, a gruta do Bom Jesus, e entre sua cultura da folia do boi janeiro e o terno de reis. 

 

   Iraquara
Iraquara

Conhecida como "Cidade das grutas" Sendo um dos municípios mais conhecidos nacionalmente, já serviu de cenário de novelas, filmes e documentários. Destacando por sua quantidade de grutas, cachoeiras e cavernas, sendo grande parte delas aberta ao público. As grutas são as maiores atrações da cidade, como a  Gruta Torrinha,  Gruta Lapa Doce, Gruta Fumacinha, Gruta Azul e Pratinha - nessa última, fazer flutuação no túnel inundado é programa indispensável do percurso.

 

   Itaetê
Itaetê

Foi edificada na margem direita do Rio Paraguaçu, um local privilegiado onde o rio se espraia, formando pequenas ilhas, praias, várias piscinas naturais e oferecendo magníficos recantos para banhos e piqueniques. Entre os pontos turísticos, destaca-se o Poço Encantado, uma atração turística de projeção internacional, a cachoeira do Bom jardim, cachoeira do Roncador, cachoeira da Encantada, cachoeira dos Duendes o visitante poderá ainda conhecer a pedra do caboclo a gruta da lagoa preta do bode onde há pinturas Rupestres.

 

   Jussiape
Jussiape

O município é banhado pelo Rio das Contas e está incluso no circuito do ouro e além de possuir uma riquíssima história, Jussiape preserva seus costumes e suas tradições folclóricas e ainda, agrega em seu território belezas cênicas singulares, o Morro do Cruzeiro de onde se tem uma vista geral da cidade as cachoeiras do Cantagalo e do Bicho, as grutas da Tapera e da Tabatinga a Toca da Onça a Serra da Itobira os garimpos antigos; o balneário da Barra em Caraguataí; os rios Água Suja, das Contas e Taquarí. Há também, sítios arqueológicos significativos, a exemplo das representações pictóricas inéditas da Serra da Tapera e as pinturas rupestres do Espinho.

 

   Lençóis
Lençóis

Conhecida como a capital do turismo, não só por suas belezas, mas também por um grande destaque em recepcionar o visitante com seu belo serviços turísticos. Tombada pelo Patrimônio Histórico, conserva viva a memória dos anos áureos da exploração de garimpo. Considerada a Capital do Diamante, a cidade revela, em suas ruas de pedra, reduto do casario colonial, parte da História do Brasil.


Em meio a uma natureza extravagante, diante da opulência de serras e morros, como o estonteante Pai Inácio, vale do morro do camelo, vale do mochobongo e o morro do castelo como os atrativos mais visitadosm, vales e planícies da flora serrana, com exuberantes bromélias, orquídeas e sempre-vivas, colorem a paisagem em um belo contraste com espécies típicas da caatinga. Grutas, canyons e uma imensidão de cachoeiras, cercadas pela vegetação nativa de Mata Atlântica, completam o cenário local.

 

Mercado Municipal de Lençóis

Mercado Municipal de Lençóis

Mercado Municipal de Lençóis

Mercado Municipal de Lençóis

Palmeiras Reais em Lençóis - Bahia

Palmeiras Reais em Lençóis - Bahia

Casarões

Casarões

Mercado Municipal de Lençóis

Mercado Municipal de Lençóis

Capela Senhor dos Passos

Capela Senhor dos Passos

Capela Senhor dos Passos

Capela Senhor dos Passos

Cruzeiro e Mercado Municipal

Cruzeiro e Mercado Municipal

   Marcionílio Souza
Marcionílio souza

Durante muito tempo a cidade foi ponto de embarque e desembarque de passageiros de trens, que era comum até certo período. Posteriormente esse tipo de transporte caiu em desuso, restando apenas a circulação de trens de carga que ate hoje trafegam pelas linhas férias, compondo o cenário histórico da cidade.

 

   Morro do Chapéu
Morro do Chapéu

Conhecida como Suíça sertaneja, declarado como "MONUMENTO NATURAL", Suas principais atrações turísticas são a Gruta dos Brejões,  Poço dos Brejões,  Cachoeira do Ferro Doido. O município também dispõe de outros pontos turísticos, como a Cachoeira do Agreste, Cachoeira de Domingos Lopes com suas trilhas maravilhosas, o Buraco do Possidônio, o Balneário do Taréco que tem águas termais e segundo a população são medicinais, o Morrão, morro que deu origem ao nome do município por ter a forma de um chapéu.

 

   Mucugê
Mucugê

O melhor destino turístico para a melhor idade. A cidade é uma das mais antigas da região, bastante visitado por pessoas que apreciam o turismo cultural. o Município é tombada como Patrimônio Nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O seu principal destaque é o Parque Municipal de Mucugê, onde está localizado o bem-sucedido Parque Sempre-Viva de educação e preservação ambiental, e o Museu Vivo do Garimpo. É também um município privilegiado, já que 52% do seu território são cobertos pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina.

 

Igreja de Santa Izabel - Mucugê

Igreja de Santa Izabel - Mucugê

Coreto na praça

Coreto na praça

Cemitêrio Bizantino

Cemitêrio Bizantino

Cemitêrio Bizantino

Cemitêrio Bizantino

Cemitêrio Bizantino

Cemitêrio Bizantino

mucuge011.jpg

mucuge011.jpg

mucuge012.jpg

mucuge012.jpg

mucuge014.jpg

mucuge014.jpg

Praça dos Garipeiros

Praça dos Garipeiros

mucuge007.jpg

mucuge007.jpg

Rua com casarões históricos

Rua com casarões históricos

   Novo redenção
Nova Redenção

Uma das mais belas paisagens naturais do mundo, Várias cachoeiras e córregos fazem parte do cenário do vilarejo. No turismo, a cidade destaca o Morro das Araras, o Olho D’Água da Urânia, a Praia da Peruca e as cavernas inexploradas. tendo o seu principal atrativo turístico o poço azul, Descoberto pelos garimpeiros em 1920 que a procura de diamantes encontraram uma pequena gruta com um belo poço de água cristalina, tendo a sua coloração azul por conta do magnésio, o carbonato de sódio, pela sua profundidade e por causa da luz natural. Em 1994 começa a exploração turística do poço e a partir de 2005 passou a ser o maior sítio paleontológico submerso do Brasil, onde pesquisadores encontraram aproximadamente 3 três mil unidade de fósseis identificando mais de 40 quarenta espécie de animais pré-históricos, entre as espécies encontradas destaca se o tigre dente de sabre, hipopótamo, mamute, does esqueletos humanos datados 3 três mil anos e 6 seis espécies de preguiça gigante com mais de 10 mil anos. 

 

Escadas de acesso ao Poço Azul

Escadas de acesso ao Poço Azul

Brasileira

Brasileira

Poço Azul - Nova Redenção

Poço Azul - Nova Redenção

Poço Azul - Nova Redenção

Poço Azul - Nova Redenção

Poço Azul - Nova Redenção

Poço Azul - Nova Redenção

Entrada da trilha do Poço Azul

Entrada da trilha do Poço Azul

Desenhos de animais pré-históricos

Desenhos de animais pré-históricos

Saída da Trilha

Casa de adobo

Casa de adobo

Prainha próximo ao Poço Azul

Prainha próximo ao Poço Azul

   Novo Horizonte
Novo Horizonte

A cidade das pedras  Quartzo Rutilado ou Cristal rutilado a maior economia da  cidade seguida do plantio de alho, O município também é forte produtor de barita, existem outros minérios: Cristal de rocha, ferro, nica, mármore e ouro.

 

   Palmeiras
Palmeiras

Atrações naturais não faltam no município, a cidade é rota certa para quem é fã do contato direto com a natureza. Em meio a imensos paredões, rios, grutas e cavernas, a grande atração é a estonteante Cachoeira da Fumaça. Do alto dos seus 370m de altura, o intenso fluxo de água mal consegue tocar o poço se espalham pelo ar como se fosse vapor e dando a impressão de uma grande nuvem de fumaça; daí seu nome. Um espetáculo de rara beleza, onde a natureza impera absoluta, e um deleite para os praticantes de rapel. Ainda hoje, a cidade concentra sua atividade econômica na exploração de diamantes, carbonatos, cristal de rocha e calcário, e conserva intacto o importante casario histórico, facilmente observado no Palacete dos Alcântaras, na Prefeitura Municipal, Igreja Matriz do Bom Jesus e nas diversas capelas e casarões.

   Piatã
Piatã

A mais alta cidade serrana de todo o Nordeste 1180 m de altitude e a mais antiga povoação da Chapada.
As festas juninas são as mais comemoradas, tanto na zona urbana quanto na rural e se caracterizam pela mesa farta de produtos típicos da época e por um "friozinho" que pode chegar a 3ºC ou 4ºC, a média da temperatura anual nunca ultrapassa os 20ºC. Nas noites de junho a época mais frias do ano, em todas as residências, há sempre um licor artesanal, um quentão ou um café quentinho, plantado e colhido nos quintais da cidade. As cachoeiras do Patrício, do Cochó, do rio de Contas, da Malhada da Areia, o Encontro das Águas, os Gerais do rio de Contas, a Bica do Machado, as serras do Santana, do Navio, da Tromba e os Três Morros, são os principais atrativos naturais de Piatã

 

   Rio de Contas
Rio de Contas

Considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia, tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a cidade com suas ruas largas e floridas, ladeadas por casarões coloniais, reúne um raro Acervo Público com cartas de alforria, sentença eclesiástica e certidões de escravos originais.Dentre as construções centenárias, estão os prédios da Praça municipal, a antiga Casa de Câmara e Cadeia – onde funciona atualmente o Fórum, a antiga Casa de Fundição, as igrejas matriz do Santíssimo Sacramento e de Santana, ambas do século XVIII, as capelas de Bom Jesus da Lapa e de São Sebastião ambas do século XIX, e o teatro São Carlos único construído na Chapada.Situada a 1.200m de altitude, Rio das Contas encanta também, pela impressionante diversidade de sua flora. A cidade oferece o autêntico turismo ecológico, em meio a um clima agradável de montanha.O destaque fica por conta do Pico das Almas, um dos mais altos pontos do estado, com quase 2.000m, e que abre a uma vista maravilhosa dos grandes vales verdes recortados por rios, montanhas e pedras, a bela cachoeira do Fraga, a ponte do Coronel e a Estrada Real que leva a Livramento construída com grandes pedras regulares, há 300 anos, por escravos, são outros bons motivos para conhecer essa cidade histórica.

 

   Seabra
Seabra

Sendo considerada a "Capital da Chapada Diamantina" por sediar os mais diversos órgãos estaduais e federais.As opções de passeios agradam a quem gosta de natureza e aventura, com destaque para cachoeiras, grutas e até um complexo arqueológico. A arquitetura das mais antigas da região também chama a atenção dos visitantes.Foram catalogados 19 sítio arqueológicos espalha em todo o município como a lagoa da boa vista,vale do paraíso, cascudo, saquinho, algumas grutas sem duvida merece destaque como o  buraco no chão onde uma lagoa com 600 metros de extensão espeleotemas dos mais variados sendo que bolo de noiva é o ponto de maior atração da caverna. 

 

   Souto Soares
Souto Soares

A cidade é bastante conhecida pela produção de cachaça artesanal, assim como as famosas rapaduras, as quais podem ser degustadas nos engenhos tradicionais contemplando o mais bonito por do sol da caatinga na chapada Diamantina.

 

   Utinga
Utinga

A cidade conta com mais de cem engenhos de cana produzindo açúcar, rapadura e cachaça.

Entre os seus pontos turísticos, destaca o orquidário natural e o Balneário do Argemiro, um local privado, banhado pelo rio Riachão, que oferece lazer e diversão com shows ao vivo, quadra de esportes, chuveirão e uma piscina natural.

 

Wagner
   Wagner

Se destaca pela cachoeira do rio bonito e a pedra solta isso sem fala  na tradicional festa da região a Festa do Vaqueiros que reuni multidões de toda região.

 

Av. Dr João Pessoa, s/n 

Maracás /BA

Rua Pricipal, s/n 

Ibicoara /BA

Ligue

Tel: (73) 99131-5576

        (77) 99115-6853

        (77) 98116-0129

 

Entre em Contato

cascapublic@gmail.com

 

 

2012 - 2015 - Todos os direitos reservados - Jailson da Silva

 

bottom of page