top of page

Páginas da UFRJ na internet são invadidas por hacker que afirma ser muçulmano

  • jailsonsans
  • 19 de jan. de 2015
  • 2 min de leitura

Os sites das Faculdade de História da UFRJ e da Revista Ítaca, publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da mesma universidade, foram invadidos, neste sábado, por hackers que se dizem muçulmanos. As duas páginas tiveram o conteúdo original substituído por uma mensagem de protesto.

Escrito em inglês, um banner dizia "Eu protesto contra o desrespeito ao nosso amado profeta Maomé. O Islã não significa ser 'melhor do que você', e sim 'permita-me mostrar algo que é melhor para você'. Se o Islã promovesse o terrorismo, você não estaria vivo agora. Há mais de 2,6 bilhões de nós. Tome cuidado". A mensagem termina com uma provocação: "Israel, detenha-nos se puder".

A invasão da página é creditada a um hacker conhecido como Ablaze Ever, suposto membro de um grupo de ciberativistas muçulmanos que se apresenta como BD Grey Hat Hackers. A expressão "grey hat" ("chapéu cinzento") serve para estabelecer um meio termo entre os "chapéus brancos", hackers especializados em segurança e na proteção contra invasões, e os "chapéus negros", que violam seguranças digitais em benefício próprio ou para gerar caos na internet. As iniciais BD seriam um indicativo de que os hackers atuam de Bangladesh.

Sami Isbbelle, diretor do departamento educacional da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro, pondera, no entanto, que não há provas de que o ciberataque foi promovido por um membro da religião:

— Falaram que foi um hacker muçulmano, mas pode ter sido também um não-muçulmano, alguém querendo se passar por muçulmano para polemizar. Estão querendo criar uma situação sem lógica. Não há nexo para nós em hackear o site de uma universidade que não tem nada contra o islã. Pelo contrário, nossa relação com as instituições de ensino sempre foram produtivas e respeitosas, desenvolvemos vários trabalhos com diversas universidades do Rio.

Em nota, a UFRJ condenou os ciberataques e afirmou que seu departamento de Tecnologia da Informação está trabalhando para normalizar as páginas. A instituição não tem suposições sobre o porquê de a universidade ter entrado na mira dos hackers. "A universidade está apurando a natureza dos ataques. Os demais sites institucionais e sistemas corporativos da UFRJ estão funcionando normalmente e têm a segurança garantida pelo setor de TI da universidade", diz o comunicado.


Fonte: OGlobo

site-hackeado.jpg
 
 
 

Comments


Nossa FanPage
Arquivo
Post em Destaque
Postagens Recentes
Tags

Av. Dr João Pessoa, s/n 

Maracás /BA

Rua Pricipal, s/n 

Ibicoara /BA

Ligue

Tel: (73) 99131-5576

        (77) 99115-6853

        (77) 98116-0129

 

Entre em Contato

cascapublic@gmail.com

 

 

2012 - 2015 - Todos os direitos reservados - Jailson da Silva

 

bottom of page