Navio afunda e deixa ao menos 400 desaparecidos na China
- jailsonsans
- 2 de jun. de 2015
- 1 min de leitura

PEQUIM - Um navio afundou com mais de 450 pessoas na noite desta segunda-feira no rio Yangtzé, no Sul da China. Dos passageiros e tripulantes a bordo, somente 20 haviam sido resgatados até pouco antes das 23h (de Brasília), segundo a agência estatal Xinhua. Cinco corpos foram retirados, no que pode ser o pior acidente naval chinês em quase 70 anos.
A embarcação estava viajando de Nanjing a Chongqing, com ao menos 405 passageiros, cinco funcionários de agências de turismo e 42 tripulantes a bordo. A maioria dos turistas a bordo é de idosos em excursão, entre 50 e 80 anos.
O capitão e o engenheiro-chefe do navio, que foram resgatados, disseram que a embarcação foi atingida por um ciclone. Pela manhã, o rio já estava calmo.
Autoridades relataram dificuldades para resgatar os passageiros por conta do clima tempestuoso, com ventos muito fortes e chuva torrencial. De acordo com a rede CCTV, pelo menos 150 mm de chuva caíram sobre a região nas 24 horas anteriores.
Pela manhã local, socorristas encontraram os primeiros corpos e relataram que era possível ouvir barulhos de dentro do navio afundado.
O Ministério dos Transportes e outros departamentos do governo chinês foram obrigados a mobilizar todos os recursos disponíveis para acelerar a busca e o resgate das vítimas do navio.
Também na China, o naufrágio do navio a vapor SS Kiangya, em 1948, deixou entre 2,8 mil e 4 mil mortos enquanto transportava pessoas que fugiam da guerra civil no país. Ele teria sido atingido por uma mina japonesa da época da Segunda Guerra.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com
留言