Casos da síndrome de Guillain-Barré é confirmado em Iaçu
- jailsonsans
- 14 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Mais um caso de síndrome de Guillain-Barré foi confirmado na Bahia, nesta sexta-feira (10), em Feira de Santana. De acordo com a assessoria do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), um morador de Iaçu , foi diagnosticado com a doença.
Além de Iaçu, outros 17 municípios já identificaram a doença: Alcobaça, Candido Sales, Camaçari, Camamu, Iaçu, Ibicuí,Irará, Itabuna, Itajuípe, Jequié, Monte Santo, Mutuípe, São Sebastião do Passé, Serrolândia, Serrinha, Tanquinho, Salvador, Só em Salvador foram detectados 32 casos até o momento.
Entenda a doença
A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune provocada por uma reação de defesa do organismo a um vírus. O indivíduo produz auto-anticorpos contra sua própria mielina. Então os nervos acometidos não podem transmitir os sinais que vêm do sistema nervoso central com eficiência, levando a uma perda da habilidade de grupos musculares de responderem aos comandos cerebrais. Em muitas pessoas o início da doença é antecedido por infecção de vias respiratórias altas, de gastroenterite aguda e infecções agudas por uma série de vírus.
Os pacientes costumam sentir muitas dores nos membros inferiores, fraqueza muscular que evolui para diminuição ou perda total dos movimentos e flacidez dos músculos. Perda dos reflexos a partir das primeiras horas ou primeiros dias, queimação, formigamento, variações da pressão arterial, aumento da frequência ou arritmia cardíaca, transpiração, e, em alguns casos, alterações do controle vesical e intestinal. Comprometimento dos centros respiratórios com risco de parada respiratória.
A doença evolui rapidamente atingindo o ponto máximo de gravidade por volta da segunda ou terceira semana e regride devagar. Podendo pode levar meses até o paciente ser considerado curado. Em alguns casos, a doença pode tornar-se crônica e levar a óbito do paciente.
Fonte: Lauro Acontece
Comments