top of page

Projeto de Lei pode aprovar Capoeira como disciplina.

  • jailsonsans
  • 30 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

O Projeto de Lei 129/2015 apresentado pelo deputado estadual João Grandão (PT/MS) tem como objetivo mostrar que a Capoeira pode ajudar a moldar o caráter das pessoas, frisar a valorização da arte marcial, o fortalecimento do ensino e a prática da Capoeira no Mato Grosso do Sul.

O deputado através do Projeto de Lei deseja colocar as atividades de Capoeira nas unidades educacionais da educação básica (públicas e privadas) fazendo uma parceria com associações e profissionais de Capoeira.

Segundo o deputado a Capoeira é uma das mais expressivas manifestações da cultura brasileira, que vem se consolidando também como uma importante atividade esportiva.

No Projeto de Lei, o ensino da arte como uma disciplina deverá ser integrado à proposta pedagógica das respectivas escolas.

“O profissional de Capoeira será acompanhado pela Coordenação Pedagógica da escola, que se responsabilizará pela adequação da disciplina nos conteúdos curriculares”, disse o deputado João Grandão.

O deputado deixou claro que para ministrar as aulas de Capoeira não será exigido que o profissional seja filiado a conselhos profissionais, federações ou confederações esportivas.

“Será necessário apenas o vínculo com a entidade a qual seja celebrada a parceria e o Poder Executivo Estadual tem 90 dias contados da publicação da lei para regulamentar as disposições da mesma”, concluiu o deputado.

Capoeira

No século XVI, começava a história da Capoeira, nesta época o Brasil era colônia de Portugal, nesta época a mão de obra escrava era muito utilizada aqui no Brasil principalmente nas fazendas do nordeste, vários destes escravos vinham de uma região da Angola, eles faziam muitas danças.

Quando chegarem ao Brasil, os africanos perceberam que precisavam desenvolver formas de proteção contra a violência dos colonizadores brasileiros.

Quando os escravos fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura bastante bruta.

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta, então, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta, assim a Capoeira ia surgindo, uma Arte Marcial disfarçada de dança

 
 
 

Comentários


Nossa FanPage
Arquivo
Post em Destaque
Postagens Recentes
Tags

Av. Dr João Pessoa, s/n 

Maracás /BA

Rua Pricipal, s/n 

Ibicoara /BA

Ligue

Tel: (73) 99131-5576

        (77) 99115-6853

        (77) 98116-0129

 

Entre em Contato

cascapublic@gmail.com

 

 

2012 - 2015 - Todos os direitos reservados - Jailson da Silva

 

bottom of page