Manifestantes protestam contra o governo Dilma em cidades do Brasil.
- jailsonsans
- 16 de ago. de 2015
- 5 min de leitura
Brasileiros foram às ruas neste domingo (16) em ao menos 21 estados e no Distrito Federal em protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff. Ocorreram ou ainda ocorrem atos em AL, AP, BA, CE, ES, DF, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RJ, RO, RN, RS, SC, SE, SP e TO.
Grande parte dos manifestantes pedia a saída ou o impeachment da presidente e protestava contra a corrupção, levando cartazes e bandeiras do Brasil e vestindo verde e amarelo. Também foram vistas faixas com referência à Operação Lava Jato e elogiando o juiz Sérgio Moro.

Fora do Brasil, cerca de 50 pessoas protestaram em Lisboa, capital de Portugal, relatou André Luis Azevedo, correspondente da TV Globo. O protesto foi na Praça Camões, no Chiado, tradicional local de manifestações e ponto turístico. Os manifestantes levaram bandeiras e muitos cartazes de "Fora PT", "Fora Dilma" e "Fora Lula". No fim, cantaram o hino nacional.
Veja como foram os protestos em cada estado:
ALAGOAS

PARTICIPANTES: em Maceió, 12 mil pessoas, segundo a PM. A organização do evento calculou 15 mil.
COMO FOI: em Maceió, a concentração começou por volta das 9h no Corredor Vera Arruda, onde os manifestantes cantaram o hino nacional. Eles saíram em caminhada até o bairro da a Ponta Verde, próximo ao Alagoinha, onde realizaram um apitaço. O ato durou cerca de duas horas e meia.
Cerca de duas horas depois, eles saíram caminhando, pedindo o fim da corrupção e pedindo a prisão de todos os envolvidos nos crimes investigados pela Operação Lava Jato.
Houve ato também em Arapiraca, na região Agreste do estado. Cerca de 100 pessoas participaram de uma caminhada nas ruas da cidade, segundo a PM. Organizadores falaram em 250.
AMAPÁ

PARTICIPANTES: ainda não informado.
COMO FOI: A concentração para o protesto em Macapá começou por volta de 15h, na Praça da Bandeira. Desde as 16h20 os manifestantes percorrem de forma pacífica as principais ruas do Centro de Macapá, com destino à Praça do Coco.
Poucos manifestantes vestem as cores da bandeira do Brasil. Alguns levam faixas e cartazes. Antes de começar a caminhada, o hino nacional brasileiro foi entoado por um carro de som estacionado na Praça da Bandeira.
BAHIA

PARTICIPANTES: em Salvador, cerca de 5 mil pessoas, segundo a PM. A organização do evento não chegou a um consenso e falou entre 6 e 15 mil pessoas.
COMO FOI: o grupo se concentrou no Porto da Barra, em Salvador, e por volta das 9h45, iniciou uma caminhada de cerca de 700 metros em direção ao Farol da Barra, ponto turístico conhecido da capital baiana.
Os manifestantes cantaram o hino nacional e vestiam verde e amarelo. Grande parte das pessoas levava faixas e cartazes pedindo a saída de Dilma e protestando contra o PT e a corrupção.
CEARÁ

PARTICIPANTES: ainda não informado.
COMO FOI: Um protesto começou por volta das 15h com pronunciamentos dos organizadores na Praça Portugal, zona nobre de Fortaleza. Os manifestantes devem caminhar até a Praia de Iracema. Dois trios elétricos acompanham a manifestação.
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) chegou ao local do protesto por volta das 15h. Participantes disputaram para fazer fotos selfie com ele.
"O protesto é mais a favor do que contra. É a favor de um país ético, um estado menor, menos intervencionista, liberdade, livre mercado e governo decente. Isso é a negação do governo que está aí'', disse Gustavo Menescal, representante do Instituto Democracia e Ética (IDE), que organiza a manifestação em Fortaleza.
DISTRITO FEDERAL

PARTICIPANTES: em Brasília, 25 mil pessoas, segundo a PM; e 55 mil pessoas, segundo a organização.
COMO FOI: os manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante a manhã. Os policiais fizeram quatro barreiras para revistar manifestantes com mochilas.
A PM vetou o uso de máscaras, bandeiras com hastes de madeira ou plástico, garrafas de vidro e objetos que podiam ser transformados em armas em caso de confusão. Nenhum incidente havia sido registrado até o fim do protesto.
Representantes do Movimento Brasil Livre usaram carros de som para convocar mais pessoas para a marcha. Alguns manifestantes levavam faixas pedindo intervenção militar no país e outros pediam a prisão do ex-presidente Lula, junto com outros detidos na Operação Lava Jato.
ESPÍRITO SANTO

PARTICIPANTES: em Cachoeiro do Itapemirim, 100 pessoas participaram, segundo a PM; e 200 pessoas, segundo organizadores. COMO FOI: No Espírito Santo, um grupo de manifestantes cruza a Terceira Ponte, entre Vila Velha e Vitória.
Mais cedo, moradores de Cachoeiro de Itapemirim se reuniram em frente à Praça Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade. O protesto acabou por volta das 11h30, sem nenhuma ocorrência registrada.
GOIÁS

PARTICIPANTES: 40 mil em Goiânia, segundo os organizadores; 10 mil, segundo a PM.
COMO FOI: Manifestantes começaram a se concentrar na Praça Tamandaré, no Setor Oeste de Goiânia, às 14h. Eles saíram às 15h20 em caminhada, seguindo em direção à sede da PF, no Setor Pedro Ludovico.
Manifestantes fizeram um ato em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Eles passaram por 12 bairros, percorrendo cerca de 25 km. O ato foi pacífico.
Segundo a Polícia Militar, a carreata contou com 96 carros. Já para a organização do movimento, foram 120 veículos. A maioria deles contava com cinco passageiros, que vestiam roupas nas cores verde e amarelo.
MARANHÃO
COMO FOI: Começou por volta das 16h um protesto na Avenida Litorânea, em São Luís. Manifestantes ainda estão concentrados na barreira eletrônica e vão seguir em direção à Praça do Pescador. O percurso terá 1,8 km. A expectativa dos organizadores é que o movimento reúna 5 mil pessoas.
MINAS GERAIS

PARTICIPANTES: em Belo Horizonte, a Polícia Militar calculou 10 mil pessoas às 12h; os organizadores disseram que 20 mil pessoas protestavam na Praça da Liberdade.
COMO FOI: a concentração começou no início da manhã em Belo Horizonte. Em menos de uma hora, das 10h às 11h, a Praça da Liberdade foi tomada por manifestantes. Além da saída do PT do governo federal, manifestantes elogiam a Operação Lava-Jato, o juiz Sério Moro, e o senador Aécio Neves (PSDB), que participou do protesto.
Ele chegou por volta das 11h20 e subiu em um trio-elétrico. “Chega de tanta corrupção, o meu partido é o Brasil”, disse. Aécio cantou o hino nacional com os manifestantes e foi ovacionado pela multidão, que gritou seu nome.
Após a concentração na Praça da Liberdade, os manifestantes saíram na Avenida Cristóvão Colombo em passeata até a Praça da Savassi, onde o protesto começou a se dispersar.
Além de Belo Horizonte, manifestantes se reuniram também em Pouso Alegre, Poços de Caldas,Varginha, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Montes Claros, Timóteo, Ipatinga e Patos de Minas.
Manifestações em outros estados:
PARÁ : em Belém, a PM calculou 5 mil pessoas; os organizadores, aproximadamente 10 mil.
PARAÍBA: ainda não foi informado.
PARANÁ: 60 mil, segundo a PM e os organizadores.
PERNAMBUCO: a organização calculou 20 mil pessoas no Recife. O Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco decidiu não divulgar o número de participantes.
RIO DE JANEIRO: a PM não vai informar os números.
RIO GRANDE DO NORTE: ainda não foi informado.
RIO GRANDE DO SUL: ainda não informado.
SANTA CATARINA: 15 mil em Florianópolis, segundo a PM. Organizadores informaram que os números oficiais serão repassados somente pela PM.
SÃO PAULO: o número de manifestantes na Avenida Paulista não foi divulgado.
SERGIPE: 5 mil pessoas, segundo a PM; a organização do evento contabiliza 300 pessoas.
Fonte: G1
Yorumlar