top of page

Jovem da Eritreia surpreende favoritos e leva o título da maratona no Mundial

  • jailsonsans
  • 22 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

Assim que entrou no Estádio Ninho do Pássaro, Ghirmay Ghebreslassie fez questão de pegar logo uma bandeira de seu país, antes mesmo de cruzar a linha de chegada. Isso para ninguém ter dúvidas. Desta vez, nada de Etiópia ou Uganda na frente. O título da maratona masculina no Mundial de Pequim é da Eritreia, pequena nação no nordeste da África. O atleta de apenas 19 anos surpreendeu os favoritos e conquistou na noite desta sexta-feira (manhã de sábado na China) a primeira medalha de ouro da competição, com o tempo de 2h12m27. Completaram o pódio o etíope Yemane Tsegay (2h13m07) e o ugandense Munyo Solomon Mutai (2h13m29).

Atual campeão olímpico e vencedor da maratona no último Mundial, em Moscou 2013, Stephen Kiprotich, de Uganda, terminou em sexto, com o tempo de 2h14m42. Vice-campeão na Rússia e vencedor da Maratona de Boston deste ano, o etíope Lelisa Desisa foi o sétimo (2h14m53).



- Eu estava na frente, mas não estava fazendo força. Até aquele momento ali, todos os atletas estavam testando o corpo, vendo como estavam se sentindo. Eu estava me sentindo bem, mas no meio da prova, não rolou... Foi difícil. Eu já sabia que ia enfrentar esse calor. Eu treino em Campinas, que também é bem quente. Achei que meu corpo ia responder melhor do que respondeu. Eu gosto dessa temperatura, me sento bem. Mas maratona é uma caixinha de surpresas. Prova muito longa. A gente faz alguns planos, que acabam não acontecendo - avaliou Solonei ao fim da prova.


Outro brasileiro na disputa, Edmilson Santana, que vinha sentindo dores no tendão de Aquiles desde o início da semana, acabou abandonando antes dos 5km de prova. Gilberto Lopes também não conseguiu concluir: sentiu o cansaço e deixou a prova na altura dos 16km.


Porém, logo na sequência, Solonei perdeu um pouco de tempo no ponto de hidratação e começou a se distanciar dos primeiros colocados. Nos dez quilômetros seguintes, o brasileiro teve que fazer bastante força para seguir próximo ao pelotão principal, passando pelos 20km na 21ª colocação. Surpreendentemente, dois italianos, Daniele Meucci e Ruggero Pertile, se descolaram do bloco e passaram a liderar a prova, seguidos pelos principais favoritos, etíopes, ugandenses e quenianos.

Entre os 25km e 30km, outra surpresa assumiu a ponta, Tsepo Ramonene, do Lesoto. Em um ritmo muito forte, o atleta de 24 anos ficou na frente até a altura dos 35km, quando acabou errando a mesa em que estava sua garrafa no ponto de hidratação. Após perder preciosos segundos, Tsepo acabou perdendo a liderança para Ghirmay Ghebreslassie, da Eritreia. Perto da altura dos 40km de prova, o jovem Ghebreslassie, de 19 anos, chegou a ser ameaçado pelo etíope Yemane Tsegay. No entanto, mais inteiro na prova, o atleta da Eritreia conseguiu manter a ponta e começou a abrir vantagem nos metros finais, entrando sozinho no Ninho do Pássaro para conquistar seu primeiro título mundial.

Pouco a pouco, os atletas começaram a cruzar a linha de chegada no estádio e alguns não resistiram e desabaram diante do forte calor chinês. Foi o caso do norte-coreano Chol Pak, 11º colocado, e do sul-coreano Si-Hwan Noh, 39º. Ao fim, 42 maratonistas completaram a prova e 22 acabaram ficando pelo caminho.


Norte-coreano Chol Pak desaba após completar a maratona (Foto: Cameron Spencer / Getty Images)

Fonte: G1

 
 
 

Comments


Nossa FanPage
Arquivo
Post em Destaque
Postagens Recentes
Tags

Av. Dr João Pessoa, s/n 

Maracás /BA

Rua Pricipal, s/n 

Ibicoara /BA

Ligue

Tel: (73) 99131-5576

        (77) 99115-6853

        (77) 98116-0129

 

Entre em Contato

cascapublic@gmail.com

 

 

2012 - 2015 - Todos os direitos reservados - Jailson da Silva

 

bottom of page