top of page

Começa hoje 24 a oficina oficina de restauração ecológica e a oficina de gerenciamento de viveiros,

  • jailsonsans
  • 24 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

De 24 a 28 de agosto o Projeto Semeando Águas no Paraguaçu realiza duas oficinas para capacitar agricultores e técnicos em restauração de florestas: a oficina de restauração ecológica e a oficina de gerenciamento de viveiros. No dia 27, a programação também conta com o lançamento da cartilha “Como restaurar sua floresta”, elaborada pelo projeto.

A programação se inicia no dia 24, com a oficina de restauração ecológica, realizada em parceria com o Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – (SEMA). O objetivo é conhecer a teoria e a prática da restauração ecológica e desenvolver competências no planejamento da restauração de áreas degradadas e na adequação ambiental, em conformidade com a legislação ambiental brasileira em vigor. A oficina será ministrada pela bióloga Clarissa Machado Pinto Leite, doutoranda em Ecologia pela UFBA e consultora do FORMAR – SEMA e por Dary Rigueira, doutorando em Ecologia pela UFBA e coordenador de projetos da Conservação Internacional, na área de restauração de ecossistemas.

Já a oficina de gerenciamento de viveiros tem como objetivo conhecer as bases teóricas e práticas de um processo de gestão de viveiros de mudas florestais nativas e desenvolver habilidades para o gerenciamento, administração e comercialização de mudas florestais nativas. Será ministrada por Gustavo Wyse Abaurre, engenheiro florestal, mestre em ciências ambientais e florestais pela UFRRJ e gerente geral da GWA Empreendimentos Florestais LTDA ME. Gustavo trabalha com produção de mudas há sete anos e é especialista na produção de espécies florestais nativas da Mata Atlântica. Ministrou recentemente a oficina de coleta e produção de mudas florestais nativas em Ibicoara em parceria com o Projeto Semeando Águas no Paraguaçu.

Cartilha “Como restaurar sua floresta” – Sem florestas, a provisão de água para o bem-estar humano se torna prejudicada. Por isso, para estimular a restauração das áreas degradadas no Paraguaçu, será lançada no dia 27 de agosto, e será distribuída gratuitamente para representantes da sociedade civil com atuação na área ambiental, produtores rurais, viveiristas, agentes públicos, servidores, técnicos, gestores, membros de órgãos colegiados, e coletores de sementes dos 16 municípios do Alto Paraguaçu. A cartilha também está disponível em formato digital, e pode ser acessada http://www.semeandoaguas.org.br/acervo/como-restaurar-sua-floresta-cartilha/.

Semeando Águas no Paraguaçu – Realizado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto realiza diversas atividades como oficinas, restauração ecológica e demais ações ambientais para contribuir para a conservação da bacia hidrográfica e formar multiplicadores de boas práticas nas regiões do entorno do rio Paraguaçu. Para saber mais, acesse o site www.semeandoaguas.org e a página do projeto no Facebook.

Serviço: Oficinas de restauração ecológica e gerenciamento de viveiros e lançamento da cartilha “Como restaurar sua floresta”. De 24 a 28 de agosto em Ibicoara, BA. Mais informações: semeandoaguas@conservacao.org ou pelos telefones (75) 8349-1197 ou (75) 3338-2221.

Programação do lançamento da cartilha “Como restaurar sua floresta”:

19:30 – Boas Vindas e Abertura: Tatiana Portela (Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Ibicoara); Rogério Mucugê Miranda (Coordenador do Projeto Semeando Águas no Paraguaçu); Luciana Santa Rita (Coordenadora de Projetos Socioambientais daSEMA).


20:00 – Por que e como restaurar sua floresta? Dary Rigueira – Coordenador de Projetos Restauração de Ecossistemas – Projeto Semeando Águas no Paraguaçu.

20:30 – Lançamento da Cartilha

20:45 – Apresentação Cultural – voz e violão com Emerson Rodrygues.

De 24 a 28 de agosto – Exposição fotográfica “Imensidão: Caminhos do Paraguaçu” – exposição itinerante resultado da Oficina de Comunicação realizada com agentes multiplicadores, dos 16 municípios do Alto Paraguaçu, no município de Lençóis, em março de 2015.


 
 
 

Comments


Nossa FanPage
Arquivo
Post em Destaque
Postagens Recentes
Tags

Av. Dr João Pessoa, s/n 

Maracás /BA

Rua Pricipal, s/n 

Ibicoara /BA

Ligue

Tel: (73) 99131-5576

        (77) 99115-6853

        (77) 98116-0129

 

Entre em Contato

cascapublic@gmail.com

 

 

2012 - 2015 - Todos os direitos reservados - Jailson da Silva

 

bottom of page