Fogo continua na Chapada Diamantina e brigadistas querem ajuda de helicópteros em Andaraí
- jailsonsans
- 16 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Pelo menos dois pontos do Parque Nacional da Chapada Diamantina têm registros de incêndio, segundo informações do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). Um dos focos mais preocupantes está localizado na trilha da Cachoeira do Ramalho, mais próximo à cidade de Andaraí. De acordo com Dário Magalhães, secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, o fogo se espalha com sentido ao Vale do Pati, porém equipes atuam para controlar as chamas.

"O trecho com fogo é em direção à Cachoeira do Ramalho e do Vale do Pati. Não chegou no Vale, está no caminho. Provavelmente, o fogo foi iniciado por algum turista ou por alguém que tenha feito uma fogueira próximo à trilha. O clima aqui está seco. O prejuízo todo foi na parte ambiental", informou o secretário.
De acordo com Homero Vieira, integrante da brigada voluntária Fifa, o incêndio perto da cidade de Andaraí continua. "A extensão é grande. Pega a região de Campo Alegre [mata fechada], Campo Rupestre [tipo de vegetação], além de mata de altitude", informou. Segundo ele, o fogo passa em cima da trilha da Cachoeira do Ramalho e uma parte está próxima ao Vale do Pati.

O governo do estado informou que reforçou as ações de combate ao incêndio florestal na região através do Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), órgão federal que é responsável pela área que abrange o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Além disso, o trabalho tem apoio de bombeiros militares e equipes de brigada voluntárias.
Outro ponto de incêndio é a mata que entorna a cidade de Mucugê. O fogo começou sábado (12) e foi controlado no domingo (13). [Confira no vídeo ao lado].O local é monitorado. Segundo a vice-presidente da Brigada Voluntária de Incêndios Florestais "Marchas e Combates", Laura Maliarenko, ainda não foi avaliado o tamanho da destruição causada pelo incêndio.
Comentários