Parque Nacional Da Chapada Diamantina Comemora 30 Anos
- jailsonsans
- 18 de set. de 2015
- 1 min de leitura

Há 30 anos, em 17 de setembro de 1985, nascia o Parque Nacional da Chapada Diamantina, por meio do Decreto nº 91.655. Localizado na região central do estado da Bahia, este santuário ecológico tem por objetivo proteger os ecossistemas da Serra do Sincorá, especialmente suas nascentes. É nele que está situado o principal rio baiano, o Paraguaçu, responsável por boa parte do abastecimento da região e da capital, além de contribuir para a preservação de lugares de importância histórica e cultural.
Com sede na cidade de Palmeiras, o parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), autarquia do Ministério do Meio Ambiente. A sua área ocupa apenas uma parte da Chapada Diamantina (mais de 150 mil hectares) e apresenta diversidade de espécies, inclusive, ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira e a onça-parda.
Exemplares endêmicos, que só são encontrados por lá, também são destaques, como o beija-flor-de-gravatavermelha. Em meio à caatinga, com resquícios de mata atlântica e exemplares típicos do cerrado, a unidade de conservação está em um território de clima diferenciado: em pleno sertão nordestino, surge um oásis bastante propício para as chuvas.
O Parque Nacional pode ser acessado por mais de 30 trilhas dispersas nos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. Grupos ambientalistas, como o de Palmeiras (GAP) e Lençóis (GAL), além das brigadas voluntárias de combate a incêndio e associações de condutores de visitantes (ACVs) contribuem diretamente com o trabalho dos analistas ambientais do ICMBio.
Fonte: ICMBio
댓글