top of page

Suspeita de ebola no Brasil é descartada

  • jailsonsans
  • 15 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

O Ministério da Saúde informou neste sábado que está descartada a suspeita de ebola em um homem brasileiro que tinha viajado para a Guiné, na África. Os dois exames feitos com ele deram resultado negativo. O paciente foi liberado do isolamento e receberá alta da internação no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro. As 95 pessoas com quem ele teve contato também foram liberadas do monitoramento.


Na quinta-feira, o primeiro resultado para ebola já tinha dado negativo. Mas a suspeita só é descartada após o segundo teste, o que aconteceu neste sábado. Na quinta, o exame para malária já tinha dado positivo. Os testes foram feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Ministério da Saúde vai notificar a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o resultado dos testes, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional (RSI).



O caso suspeito descartado definitivamente neste sábado é de um homem brasileiro de 46 anos que chegou da Guiné na semana passada e passou a apresentar sintomas da doença. Às 20h da última terça-feira, ele deu entrada na unidade de pronto atendimento (UPA) da Pampulha, em Belo Horizonte. Na noite de quarta, chegou ao Rio de Janeiro, sendo levado ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, referência para casos de ebola no Brasil. A identidade dele não será revelada.


Este é o segundo caso suspeito de ebola no país. Assim como agora, o primeiro, registrado em outubro do ano passado em Cascavel (PR), foi descartado após exames. Em 2014, a Guiné foi um dos três países africanos afetados por um surto da doença, que também atingiu a Libéria e Serra Leoa.


Atualmente a Guiné é o único país com transmissão ativa do vírus ebola. Assim, qualquer pessoas vinda de lá e que tenha apresentado febre em até 21 dias após a chegada ao Brasil é considerada um caso suspeito, levando à necessidade de isolamento.


Fonte: o Globo

 
 
 

Comentários


Nossa FanPage
Arquivo
Post em Destaque
Postagens Recentes
Tags

Av. Dr João Pessoa, s/n 

Maracás /BA

Rua Pricipal, s/n 

Ibicoara /BA

Ligue

Tel: (73) 99131-5576

        (77) 99115-6853

        (77) 98116-0129

 

Entre em Contato

cascapublic@gmail.com

 

 

2012 - 2015 - Todos os direitos reservados - Jailson da Silva

 

bottom of page