Chapada Diamantina: Brigadistas conseguiram controlar os focos de Fogo em Mucugê
- jailsonsans
- 23 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

No início da noite do domingo (22), brigadistas que trabalhavam há uma semana no combate aos incêndios em Mucugê, na Chapada Diamantina, conseguiram controlar os focos que começaram no dia 15 de novembro. “Os três focos de incêndios florestais ocorridos em Mucugê estão controlados. O trabalho de monitoramento e vigilância continua nas áreas atingidas pelos dois incêndios que foram controlados por último”, disse Rejane Carneiro, gerente estadual do fogo/Prevfogo/Ibama.
Rejane se refere ao incêndio da Larga de Dentro, que queimou quase até o limite com uma zona intangível e foi controlado no sábado (21) por uma equipe de 10 brigadistas, além do incêndio da região da cachoeira do Cardoso – que contou com o trabalho de outros seis brigadistas e foi controlado no início da noite de domingo. Apesar do fogo controlado, os brigadistas do ICMBio e do Prevfogo/Ibama ainda permanecerão em Mucugê nos próximos dias.
Os focos só serão dados como extintos após o monitoramento das áreas por 72 horas, pois como os locais possuem muita matéria orgânica, existe a possibilidade de haver reignição do fogo por conta do sol e do forte calor que tem feito nos últimos dias em Mucugê. Os incêndios em Mucugê que tiveram início no dia 15 de novembro mobilizaram a população, a secretaria do Meio Ambiente do município e brigadistas voluntários de Mucugê e cidades vizinhas, que trabalharam em parceria com os funcionários do ICMBio e do Prevfogo/Ibama.
Com o objetivo de organizar a logística de combate ao fogo foi formado o Sistema de Comando Integrado (SCI), que uniu os órgãos públicos aos voluntários e surtiu efeito positivo no combate. Mucugê também contou com a doação de EPI’s vindos de Salvador e Camaçari que possibilitaram a entrada de mais voluntários, o que foi fundamental para contribuir no trabalho de controle dos incêndios. Fonte: Jornal Chapada
Comments